Zava
Assembléia reunião cívica formada por todos os cidadãos de sexo masculino.
Todas as formas de governo grego (exceto ditaduras) incluiam algum tipo de Assembléia popular, mesmo que a participação fosse diminuta.
Contudo, isso não significa que a Assembléia era eficaz. A democracia direta constituia um mito.
A participação popular tomou a forma de algo representativo. Uma espécie de corte transversal, em certos casos, agia em nome do povo. Os mandatos eram curtos e utilizava-se o critério de reeleição para que outros cidadãos pudessem participar da administração das coisas públicas.
Ainda assim, essa instituição exercia muito pouco poder. Os corpos que realmente exerciam o controle popular do governo eram o Conselho dos Quinhentos e as cortes.
A maneira por que eram escolhidos os membros desses corpos era que justificava o fato de que estes detinham o controle popular.
Os atenienses eram divididos em cerca de 100 demos (bairros). A filiação a esas demos era hereditária, além de que eles possuiam um certo grau de autonomia e eram o meio por qual os atenienses ingressavam na cidadania. A partir dos 18 anos os membros eram listados e podiam ser apresentados como candidatos aos corpos que exerciam o governo central. Os demos elegiam os candidatos e seus cargos eram definidos por meio de sorteio.
Ainda assim, havia um grupo de dez generais escolhidos por sufrágio direto e que além disso, poderiam concorrer a várias reeleições e detinham uma independencia muito maior que os demais funcionários.
Importantes poderes em províncias estrangeiras
Influiam poderosamente sobre as decisões do Conselho e da Assembléia
Posição política da mais alta importância
PÉRICLES Assemelhava-se mais à um PRIMEIRO MINISTRO que à um simples comandante de tropas. Na Grécia, em tese, a democracia era do tipo direta. Ou seja, o cidadão decide através do voto. Porém ocorria uma excessão: em momentos de