zabbix
Gerencia de Falhas
Qual a importância do gerenciamento?
Confiável
Rapidamente
Rápido
Eficientemente
Nesta apresentação serão abordados de forma tópica os principais conceitos de gerenciamento de falhas, segundo o modelo FCAPS, estabelecida pela ISO.
Qual os principais objetivos da gerencia de falhas?
Seu objetivo principal é detectar e resolver rapidamente situações que degradam o funcionamento da rede.
•
•
•
•
Determinar
Isolar
Reconfigurar
Reparar
PREVENÇAO E RECUPERAÇAO DE FALHAS
O gerente de operações produtivas tem como prioridade ter estratégias que diminuem a probabilidade de falhas e aprendem com as falhas que acontecem. Afinal, falhas sempre acontecerão, e, é importante, que sempre existam políticas que ajudem a recuperar as falhas quando elas ocorrem.
Existem dispositivos que facilitam na prevenção de falhas como: sensores em maquinas, gabaritos que impedem que uma peça errada saia da maquina, contadores digitais para o numero correto de furos, cortes e outros, lista de verificação, e feixes de luz que ativam o alarme, se uma peça esta posicionada incorretamente.
Causas de falhas no sistema
Projetos malfeito
Instalações ou pessoal que falharam
Falhas no material ou informações
Ações dos clientes.
Medição de falhas
Frequência
Confiabilidade
Disponibilidade
Detecção e análise de falhas
Redundância
Manutenção
I.
Corretiva
II.
Preventiva
III.
Prodiativa
FMEA
FMEA (failure mode and effect analysis) é uma ferramenta usada para aumentar a confiabilidade de um certo produto durante a fase de projeto ou processo. A ferramenta consiste basicamente em sistematizar um grupo de atividades para detectar possíveis falhas e avaliar os efeitos das mesmas para o projeto/processo. A partir dessas possíveis falhas, identificam-se ações a serem tomadas para eliminar ou