ytuv

1162 palavras 5 páginas
Bases Experimentais – Profº: Fátima Sarkis
Alunos: Hiago Dias, Guilherme Balbino, Vinicius Kussaba.
Ciências da Terra
Análise de substâncias quando submetidas a diferentes tipos de tensões.

Introdução De acordo com Salamuni (2010), a dobra é uma das feições estruturais mais evidentes (desde a escala microscópica até a quilométrica), geralmente evidente em regiões submetidas a tensões compressivas, ou seja uma superfície de referência curvada em relação a linha do horizonte. Dobras são ondulações que originalmente pertenciam a corpos planos, que originam tanto ondulações côncavas e convexas, podendo ocorrer em rochas sedimentares, ígneas ou metamórficas. Em geral, as dobras são uma manifestação de deformação dúctil das rochas. Que são formadas sob condições variadas de stress, pressão hidrostática e temperatura. O fechamento de uma dobra se dá em sua curvatura máxima. http://www.algosobre.com.br/images/stories/geografia/dobras_02.jpg

Ainda segundo Salamuni (2010), a parte da rocha que resiste a pressão das camadas superiores, mantendo-se dobrada sem sofrer nenhum tipo de fratura ou deformações secundárias é denominada camada competente. Se ocorrer fratura, deformação ou não houver resistência à forca de dobramento, esta camada será denominada incompetente.

As geometrias fundamentais definidas por Salamuni (2010), são:
Sinclinal: dobra com convexidade para baixo, sendo conhecidas suas relações estratigráficas. Rochas mais novas encontram-se no seu núcleo Anticlinal: dobra com convexidade para cima, sendo conhecidas suas relações estratigráficas. Rochas mais antigas encontram-se no seu núcleo.

Quando são desconhecidas as relações estratigráficas de suas rochas podem ser subdivididas em:
Sinformas: dobra que converge ou se fecha para baixo.
Antiformas: dobra que converge ou que se fecha para cima.
Obs: Quando há inversão de camadas (sequência estratigráfica invertida) os termos

Relacionados

  • Treinamento e Desenvolvimento
    4208 palavras | 17 páginas