Biologia
No desenvolvimento de um produto alimentício onde é eliminada ou reduzida a quantidade de açúcar é necessário a utilização de ingredientes que tragam as funções que o açúcar forneceria ao produto, tais como: doçura, textura, corpo ao produto, cremosidade, redução do ponto de congelamento entre outras. Quando o retiramos parcial ou integralmente, aditivos irão fornecer estas propriedades. Estes aditivos são comumente chamados de substitutos de açúcar.
É na junção das propriedades de cada aditivo que o produto alimentício isento de açúcar apresentará as características que existe no produto tradicional. Dentre estes substitutos, encontram-se os edulcorantes, que são divididos em duas categorias, conforme segue:
- Edulcorantes de corpo ou nutritivo – fornecem energia e textura aos alimentos e geralmente contém o mesmo valor calórico que o açúcar, sendo utilizados em quantidades maiores.
- Edulcorantes intensos ou não nutritivos – fornecem somente doçura acentuada, não desempenhando nenhuma outra função tecnológica no produto final, são utilizados em quantidades muito pequenas e não geram calorias significativas ao produto. http://www.docearoma.com.br/pt/faq_det.asp?id_faq=10 Acidulantes são substâncias adicionadas a gêneros alimentícios com a função de intensificar o gosto ácido (azedo) de alimentos e bebidas. Também influem na conservação microbiológica dos alimentos. Dentre os