Revisao da Literatura
Porém, foi a partir do início do século XX que começaram a desenvolver pesquisas que encontrassem formas mais práticas para reaproveitar o consumo de cimento, a quantidade de água e o efeito da degradação dos materiais derivados do concreto e de alvenaria britada. Contudo, só a partir de 1946 que começou o crescimento da tecnologia de reciclagem de resíduos da construção civil. (LEVY, 1997)
Mesmo que as técnicas de reciclagem dos resíduos de construção tenham progredido, não se pode firmar com 100% de certeza que a reciclagem tenha se tornado uma ideia altamente divulgada, pois é ainda muito pouco usado e de pouco conhecimento da sociedade, pois o custo ainda é elevado, mesmo que pesquisas constatem o custo reduzido deste método. (LEVY, 1997)
Hoje na Europa tem-se uma perda em média 180 milhões de toneladas todo ano de concreto, recursos minerais e pedras. Esse excesso de materiais seria plenamente suficiente para se construir uma rodovia com várias faixas de rolamento interligando grandes cidades de todos o mundo. Graças aos estudos, países com tecnologias mais avançadas, como EUA e Japão, já compreenderam a inevitabilidade de reciclar as sobras da construção civil e tem procurado o tema constantemente, objetivando um grau de padronização dos procedimentos adotados para se obter os agregados, atendendo desta forma aos eixos que permitem chegar a um nível mínimo de qualidade. Assim, podendo essa reciclagem contribuir para a diminuição da degradação do meio ambiente. (LEVY, 1997)