Revisão de literatura
Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso I
Professora: Kátia Maria de Aguiar Barbosa
Pólo: Euclides da Cunha – GEO - 03
Alunas: Maria da Conceição dos Santos, Rita Simone de Almeida Bastos e Rudenildes de Souza
Revisão de Literatura
A presente revisão de literatura consiste em uma breve abordagem dos assuntos mais significativos que estão relacionados à retomada de terras indígenas, que é uma prática comum a povos indígenas em diversas regiões do Brasil, sobretudo nas áreas de colonização mais antigas. Os temas vinculados às questões étnicas começam a ganhar espaço nas Ciências Sociais, a partir da década de 1960. Portanto, a presente revisão, pretende trazer algumas considerações sobre retomada do território indígena kiriri, na região Nordeste.
Direcionamos nossas análises para as construções da identidade étnica a partir de situações de contato entre índios e sociedade regional e entendemos que a questão indígena no Nordeste passa pelo entendimento dos processos históricos. Desse modo é na atualidade e a partir de situações políticas que a etenicidade deve ser analisada.
De acordo com (Callai, 2000, p.119).
O conjunto de características que formam a feição de um determinado espaço constituem a sua identidade. Os costumes, os valores, as tradições são elementos que, no seu conjunto, estruturam a identidade de um lugar.
As retomadas das terra praticadas pelos povos indígenas no Nordeste não devem ser vistas de formas homogeneizada. As características étnico-culturais de cada grupo, as relações políticas e os conflitos específicos em cada contexto e a abordagem de pesquisa delimitam circunstâncias diversas.
Segundo Silva (1986, p.136):
A fronteira surge, então, como um território ocupado, que se defronta com outro... É preciso considerar também os espaços de contorno. Eles se manifestam como diferenças e semelhanças, normalidades e não normalidades, igualdades e desigualdades, que é preciso notar.
As