You Tube
O You Tube é um fenômeno que virou uma mania mundial, pois permite aos internautas terem acesso a arquivos de vídeos das pessoas mais variadas possíveis por se tratar de território livre da internet.
Criada por dois jovens, o americano Chad Hurley, 29 anos, e o chinês Steve Chen, 27, lançaram o site em 2006, e hoje já recebem 34 milhões de visitas por dia, exibindo 100 milhões de vídeos.
Com apenas 60 empregados, o You Tube foi comprado pela Google pelo valor de US$ 1,65 bilhão. A empresa funcionava na sobreloja de uma pizzaria em San Mateo, na Califórnia. O endereço oficial da empresa ainda é aquele, mas na semana passada, depois que começaram os boatos da compra pelo Google, eles se mudaram sem deixar endereço. Em vez de dar entrevistas, Chad Hurley e Steve Chen preferiram usar o próprio You Tube para agradecer aos milhões de usuários que os transformaram em milionários da noite para o dia. Inseriram no site um vídeo em que, sorridentes, eles se dirigem aos internautas.
No meio de julho de 2006, o serviço dispunha de mais de 100 milhões de vídeos por dia, e seus visitantes diários superam os 6 milhões. Segundo pesquisa da Nielsen/NetRating, o You Tube teve um crescimento na audiência mensal de 297% entre janeiro e junho, pulando de 4,9 milhões de pessoas em janeiro de 2006 para 19,6 milhões em junho último.
O You Tube já tem cerca de 4% da audiência global diária enquanto que a famosa rede social My Space, onde também é possível ter acesso a vídeos, está com 3,5% da audiência mundial. São números que indicam a popularidade de um serviço relativamente novo, já que o You Tube foi criado há pouco mais de um ano e explodiu mesmo a partir do primeiro trimestre de 2006.
É comum os internautas que perderam alguma coisa importante ou curiosa na tevê tentarem recuperar o material pelo You Tube, darem uma olhada nos filmes amadores dos fatos importantes do dia ou da semana e também – se houver tempo – uma espiada nas curiosidades caseiras postadas