yentl
Em 1969 o autor do livro, Isaac Bashevis Singer, escreve um roteiro de 200 páginas para o filme, que é rejeitado por Barbra, por não ser suficientemente cinematográfico. A história é transformada em peça de teatro por Singer e Leah Napolin, que foi encenada na Broadway em 1975.
Em 1979 Streisand escreve o primeiro tratamento para o filme, na forma de um musical. A partir daí começam negociações com estúdios, pesquisas, pré-produção e a filmagem em locações na Checoslováquia até a estreia em 1983.
Começamos abordando um fato mal anunciado por muitos no meio judaico. Não! Não era proibido às mulheres judaicas aprenderem as Escrituras. Ao contrário desse pensamento ignorante, a Halachá permite às mulheres, até mesmos as menores de idade, a participar da leitura bíblica da Torah durante as rezas do Shabat. Mas sabemos que o Talmud conta com interpretações de diversos Rabinos, num extenso período de tempo. A tradição, num determinado local e numa determinada época tal ato poderia acontecer ou não. Exemplo disso é o que está escrito no tratado Meguilá :
Ensinaram nossos Rabinos: Todos podem fazer parte da contagem dos sete (que são chamados para ler a Torá no Shabat), até um menor de idade e até uma mulher. Mas disseram os Sábios: Uma mulher não vai ler a Torá por respeito ao público. Ler a Torah, no marco civil religioso, requer conhecimento e estudos especiais, pois além de ter quer feito em