YEAH YEAH KG
1. Introdução
Este documento tem como objetivo apresentar o estudo realizado para a elaboração das Atividades Praticas Supervisionadas pertinentes a matéria de Transferência de Calor, abordando os conceitos básicos dos mecanismos de transferência de calor e as propriedades térmicas da matéria em específico, isolantes térmicos.
2. Documentos de referencia
A Tabela 2- apresenta os livros e documentos que foram utilizados como referencia para a elaboração deste documento.Tabela 2‑ – Referências
Documento
Fonte
Data de Acesso
ATPS-01
ATIVIDADES PRATICA SUPERVISIONADAS – 01
-
Mecanismos de transferência de calor
O estudo de transferência de calor persiste em analisar os efeitos da transmissão de energia em forma de calor, tais os efeitos ressalta-se a variação da taxa de transmissão de calor. Existem três mecanismos conhecidos para transferência de calor: radiação, condução e convecção como pode ser visto na figura abaixo.
Mecanismos de Transferência de Calor
1. RADIAÇÃO
A radiação consiste de ondas eletromagnéticas viajando com a velocidade da luz. Como a radiação é a única que pode ocorrer no espaço vazio, esta é a principal forma pela qual o sistema Terra-Atmosfera recebe energia do Sol e emana energia para o espaço.
A taxa de emissão de RADIAÇÃO é dada através da equação x, onde: б = Constante de STEFAN – BOLTZMANN dada em w/m2k4;
T = Temperatura do corpo;
Є = Emissividade da superfície variando de 0 a 1;
∑ incidente = ∑ absorvida + ∑ refletida + ∑ refratada
∑ = Somatório.
2. CONDUÇÃO
A condução ocorre dentro de uma substância ou entre substâncias que estão em contato físico direto. Na condução a energia cinética dos átomos e moléculas, é transferida por colisões entre átomos e moléculas vizinhas. O calor flui da substancia de maior temperatura para a de menor. A capacidade das substâncias para conduzir calor (condutividade) varia consideravelmente. por exemplo, metais são excelentes condutores de calor.
Q = Quantidade de Calor
Y =