yahweh sozinho
Educação formal
“A escola pode e precisa estabelecer pontes com os Meios de Comunicação”. Pode utilizá-los como motivação do conteúdo de ensino, como ponto de partida mais dinâmico e interessante diante de um novo assunto a ser estudado.
Os Meios de Comunicação - o jornal, o rádio, a televisão, o cinema - podem ser utilizados como ponto de partida de um novo assunto, como pesquisa prévia para debates, como motivação, como estímulo.
"Os Meios podem ser utilizados também como conteúdo de ensino, como informação, como forma de passar conteúdos organizados, claros e sequenciados, principalmente o vídeo instrucional, educativo o qual é útil para o professor, porque lhe dá a chance de completar as informações, de reforçar os dados passados pelo vídeo. Eles não eliminam o papel do professor; ao contrário, ajudam-no a desenvolver sua tarefa principal, que é a de obter uma visão de conjunto, educar para uma visão mais crítica."
Não formal
As novas tecnologias da informação criaram novos espaços do conhecimento. Agora, além da escola, também a empresa, o espaço domiciliar e o espaço social tornaram-se educativos. Cada dia mais pessoas estudam em casa, podendo, de lá, acessar o ciberespaço da formação e da aprendizagem à distância, buscar fora das escolas à informação disponível nas redes de computadores interligados, serviços que respondem às suas demandas pessoais de conhecimento.
Bibliografia
Artigo do site: http://www.crmariocovas.sp.gov.br
Série Ideias n.9. São Paulo
A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO FORMAL/NÃO FORMAL: Moacir Gadotti, Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra, Professor Titular da Universidade de São Paulo.