Xunga

520 palavras 3 páginas
As aves também fazem sexo

A pesquisadora Juliana Terra, do Instituto de Química (IQ) da Unicamp, desenvolveu uma técnica capaz de identificar, em poucos minutos, o sexo de aves com características físicas insuficientes para evidenciar se são fêmeas ou machos. O método, inédito, utiliza sinais de raios X da pelugem dos animais para diferenciar os sexos. Ao contrário dos procedimentos tradicionais, a técnica não gera estresse ao animal, pode ser considerada “verde” e de baixo custo.
A identificação proposta pela estudiosa da Unicamp foi realizada em pintinhos recém-nascidos. A diferenciação preliminar do sexo na atividade avicultora é fundamental para a criação e comercialização destes animais. Em aves silvestres, a sexagem, como é chamada esta distinção, é importante para o sucesso reprodutivo de espécies em extinção. Resultados mostraram 100% de acerto na classificação, que pode ser obtida em 5 minutos. Os estudos devem se estender, no futuro, para os testes na pelugem de aves silvestres.
“Mais de 50% das aves apresentam esta dificuldade de identificação dos sexos. Elas são desprovidas de dimorfismo sexual. Apresentam esta característica araras, papagaios e tucanos, animais que correm o risco de extinção. No caso dos pintinhos, dependendo da raça da galinha, com quatro semanas é possível fazer esta distinção visual entre machos e fêmeas”, situa a estudiosa da Unicamp.
Ela concluiu recentemente pós-doutorado sobre o tema. O estudo obteve financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e foi supervisionado pela docente do IQ Maria Izabel Maretti Silveira Bueno, que atua no Departamento de Química Analítica da Unidade. O trabalho contou ainda com a colaboração de Alexandre Martinez Antunes, também pós-doutor pelo IQ. Maria Izabel Maretti coordena Grupo de Pesquisa em Espectroscopia de Raios X (GERX) na Unicamp.
“Trata-se de mais um método analítico desenvolvido por nós no campo de estudo da espectroscopia de fluorescência

Relacionados

  • crónica JOVENS
    511 palavras | 3 páginas
  • Odisséia dos ciganos
    50951 palavras | 204 páginas