XML
É uma recomendação da W3C para gerar linguagens de marcação para necessidades especiais.É um dos subtipos da SGML (acrônimo de Standard Generalized Markup Language ou Linguagem Padronizada de Marcação Genérica) capaz de descrever diversos tipos de dados. Seu propósito principal é a facilidade de compartilhamento de informações através da internet.Entre linguagens baseadas em XML incluem-se XHTML (formato para páginas Web), RDF, SDMX, SMIL, MathML (formato para expressões matemáticas), NCL, XBRL, XSIL e SVG (formato gráfico vetorial). A principal característica do XML, é a de criar uma infraestrutura única para diversas linguagens, e que linguagens desconhecidas e de pouco uso também podem ser definidas sem maior trabalho e sem necessidade de ser submetidas aos comitês de padronização.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/XML
História
O XML vem de uma língua inventada pela IBM para trás nos anos 70 linguagem IBM chamado GML (General Markup Language) e surgiu a partir da necessidade de se ter no negócio de armazenar grandes quantidades de informação sobre vários temas.
Imagine por um momento a quantidade de documentação que a IBM iria gerar cerca de todas as áreas em que trabalhou e investigados, e a quantidade de informação a ser gerado até hoje. Assim, eles precisavam de uma maneira de salvar as informações e especialistas da IBM GML, uma linguagem com a qual a classificar tudo e escrever qualquer documento para que ele possa, em seguida, processo inventado corretamente.
Esta linguagem pessoas gostaram ISO, entidade que é responsável pela regulação poucas coisas podem imaginar para os processos do mundo de hoje, de modo que volta no 86 trabalharam para padronizar a linguagem, criando a SGML, que não era mais que mas o padrão GML (Standard Inglês).
SGML é uma linguagem muito elaborada, capaz de se adaptar a uma ampla gama de problemas e desde que ele criou os seguintes sistemas para armazenar informações.
Até o ano de 89, para o alcance da Internet,