XIV SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM LETRAS.Centro Universitário Franciscano
1704 palavras
7 páginas
XIV SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM LETRAS.Centro Universitário Franciscano. Santa Maria,RS.2014.Resenhado por: Marlisa Xavier.
“Ensino, interação e inovação.” “Letras, Inletras, Lietras”, a noite de abertura do XIV Seminário Internacional em Letras, do Centro Universitário Franciscano, foi marcada pela presença da banda Lietras, composta pelos colegas acadêmicos do Curso de Letras, que brindaram a cerimônia com músicas populares brasileiras. Em seguida, a reitora irmã, Iraní Rupolo, fez uso da palavra e elogiou a atitude brilhante e iluminada, da coordenação do evento, que propôs a abertura dos trabalhos com os talentos humanos da própria instituição. Parabenizou os cantores ao dizer que eles “cantaram com a alma” e que o professor deve ouvir seus alunos, pois a aprendizagem ocorre com o que somos e com o que temos, eles usaram a voz, a tecnologia instrumental e a cultura brasileira, o que deu enfoque ao tema do seminário que usei com introdução desta resenha e que foi exposto pela fala da coordenadora professora Valeria Iensen Bortoluzzi, quando citou a inovação tecnológica que permeia o mundo da educação e utiliza as redes sociais como meio de comunicação e interação social. A professora comentou que “se não utilizarmos o facebook de maneira adequada, esse não poderá servir como ferramenta de ensino- aprendizagem”. No meu ponto de vista foi oportuna essa colocação, pois o facebook não foi criado com esse objetivo, portanto, se é empregado no contexto escolar, através dos grupos que são formados virtualmente para facilitar as trocas de informações à distância e favorecer a aprendizagem coletiva, tem que ter normas e critérios pré-definidos, para não gerar dissensões.
A professora Margarita Correia, doutora em Linguística Portuguesa pela Universidade de Lisboa, ministrou a conferência da noite de abertura e discutiu sobre os “Dicionários de Língua e norma linguística”, com o tema “Recursos lexicográficos e norma linguística” e alertou sobre a necessidade do