conversibilidade do real
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
DIREITO DA INTEGRAÇÃO
CONVERSIBILIDADE DO REAL E INSERÇÃO INTERNACIONAL DA ECONOMIA BRASILEIRA
CONVERSIBILIDADE DO REAL E INSERÇÃO INTERNACIONAL DA ECONOMIA BRASILEIRA
JOÃO PESSOA – PB
2014
“A mais bela função da humanidade é a de administrar a justiça”
Voltaire
INTRODUÇÃO
A conversibilidade monetária é um conceito relacionado à capacidade de converter determinada moeda em bens e serviços estrangeiros ou em outra moeda.
Algumas iniciativas visando o aumento da participação do real em transações internacionais foram tomadas pelo governo brasileiro, a exemplo do convênio de pagamentos em moeda local assinado pelos bancos centrais da Argentina e do Brasil e a proposta de firmar convênios similares a este entre o grupo dos Brics, porém, a eficácia dessas ações está condicionada à plena conversibilidade do real em curto prazo.
O desenvolvimento da política monetária brasileira tem apontado o desígnio do governo em implantar de fato esta conversibilidade integral do real, o que ocasionaria resultados substantivos na economia e política.
O presente trabalho tem por escopo analisar o interesse do Brasil na conclusão desse processo de reformas para a transformação do real em moeda conversível; os obstáculos internos e externos para atingir esse fim e as conseqüências da conversibilidade nas relações econômicas com outros países.
Para tanto, foram necessárias pesquisas bibliográficas, ao âmbito doutrinário a fim de expor informações concisas no desenvolvimento do presente tema.
CONCLUSÃO
A ampliação da participação do real em transações internacionais implicaria não somente em benefícios