xingu
Em 1943, quando Cláudio, Leonardo e Orlando Villas Bôas se juntaram à expedição Roncador-Xingu para desbravar a imensidão do Oeste brasileiro, seu desejo era lançar-se nodesconhecido.
Logo veio o medo: cercados de índios durante as noites, ouvindo gritos e entrevendo flechas apontadas para si, os irmãos experimentaram, no século XX, o sobressalto que os descobridoreshaviam vivido na costa no século XVI. Depois, a partir dos primeiros contatos com os índios, sobrepôs-se a excitação de estar onde nenhum branco chegara antes e descobrir um Brasil primordial, abrirpistas de pouso no meio do nada, viver a vida frugal da mata.
Essa inocência, porém, durou só até a primeira epidemia de gripe a varrer os índios recém-contactados. Nas décadas seguintes,Cláudio e Orlando (Leonardo deixou cedo a expedição e morreu em 1961), criadores do Parque Nacional do Xingu e indisputadamente os maiores sertanistas brasileiros, se dedicaram a ser a vanguarda doavanço inevitável para proteger as tribos no caminho deste, e para tentar regular esse avanço.
Seu sentimento, aí, já se tornara de obstinação, missão e um quê de amargura.
No filme Xingu acompanhea saga dos irmãos Villas-Boas em busca de aventura, que acaba em uma luta para salvar os povos indígenas.
Orlando, Cláudio e Leonardo tem a missão de desbravar o centro oeste do Brasil, umaregião desconhecida na década de 40 com a expedição Roncador-Xingu. Os índios vistos como obstáculos foram pacificados pelos irmãos Villas-Boas, que assim abriam caminho para campos de pouso e oavanço do homem branco.
Vendo que este avanço estavam levando a morte e a dominação das terras indígenas, os irmãos lutam por estabelecer uma região para abrigar os índios, o Parque Nacional do...