xicara de café
O grão de café é onde tudo começa. O café é feito a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro, e consiste em uma variedade de compostos que reagem de várias maneiras quando você prepara o líquido. Além disso, existem diferentes tipos de grãos, como arábica e robusta, cada um com diferentes constituintes químicos em diferentes porcentagens.
Produtos químicos
Alguns dos produtos químicos que você pode encontrar no café incluem cafeína, além de traços de purinas, trigonelina, aminoácidos, ácidos alifáticos, carboidratos, lipídios, glicosídeos, minerais e potássio. Muitos destes compostos são transformados durante a torrefação dos grãos. Alguns são na verdade completamente destruídos.
Aroma
Você pode não perceber, mas é o aroma do café que o torna especial. O aroma do café filtrado é distintamente diferente do café instantâneo. O aroma é o que lhe dá seu sabor típico, doce, salgado, amargo e azedo ao mesmo tempo. Existem mais de 800 compostos aromáticos de café.
Cafeína
Quem quer se manter acordado geralmente toma café. Isso porque a cafeína é um estimulante natural encontrado em folhas, sementes e frutos de mais de sessenta plantas diferentes ao redor do mundo. É a substância psicoativa mais amplamente utilizada na Terra.
O que isto significa é que a xícara de café quente é a bebida mais popular para manter as pessoas despertas – mas não é a única bebida que tem cafeína. Você pode encontrá-la também no chá, no cacau, em bebidas energéticas e refrigerantes.
Cafeína em excesso, no entanto, pode não ser boa. Duas xícaras de café por dia não nos afeta, mas a substância pode, de fato, ter efeitos no nosso organismo.
Cafeína é facilmente absorvida pelo estômago. É possível sentir seu efeito uma hora após beber café. Depois disso, seu