xddd
Simulações sao recursos importantes para se avaliar como algo se comporta em certas condições
As simulações, resumidamente, tem como objetivo descrever o comportamento do sistema, construir teorias e hipóteses considerando as observações efetuadas e usar o modelo para prever o comportamento futuro, isto é, os efeitos produzidos por alterações no sistema ou nos métodos empregados em sua operação.
Apresentaremos neste trabalho, uma simulação de uma função V(t) = Asen(2πƒt + θ) se comporta tendo suas componentes variadas.
Estudaremos ela para três casos:
Caso 1 – A = 311,0 ; ƒ = 60hz e θ = 0º
Caso 2 – A = 311,0 ; ƒ = 60hz e θ = -30º
Caso 3 – A = 311,0 ; ƒ = 60hz e θ = 45º
Todas as funções serão estudadas num intervalo de tempo fechado, nesse caso, as três terão o mesmo intervalo, que será de 0 a 0,100 milisegundos.
Ao observarmos os gráficos, poderemos ter uma noção de como essa função se comporta em cada instante, bem como observar os pontos em que ela apresenta picos ou vales, o que pode ajudar numa aplicação prática dessa função.
Objetivo
Esta simulação tem como objetivo observar como a função V(t) = Asen(2πƒt + θ) se comporta em tempos variáveis, mais especificamente de 0 até 100 milisegundos.
Veremos como o valor inicial do ângulo teta pode alterar o resultado da função, alem de observarmos qual é a aparência gráfica dessa função, ao construirmos gráficos baseados no tempo percorrido.
Usaremos essa função padrão em três casos diferentes, variando suas componentes, a fim de estudar diferentes resultados.
Conclusão
Concluimos, a partir da observação dessas simulações que, nao importando as outras variáveis, se o seno inicial do ângulo teta ( θ), for igual a zero, no tempo zero, a amplitude também será zero.
Isso nos permite a observar que, caso queiramos que no tempo zero a amplitude seja diferente de zero, podemos aumentar o valor de θ inicial.
Observamos também que, nao