XABRIABÁ
793 palavras
4 páginas
XACRIABÁA Comunidade Xacriabá é a maior das sete etnias indígenas com escolas diferenciadas no estado. A população é de aproximadamente 12,300 habitantes, de acordo com a Superintendência Regional de Ensino de Januária. Dentro da reserva Xacriabá existem várias aldeias, todas localizadas no município de São João das Missões, na Região Norte de Minas Gerais. Quando assunto é a educação eles também são a maioria. Das mais de 3.300 matrículas em escolas indígenas do estado, cerca de 2.200 são de alunos Xacriabá. Estes estudantes se distribuem em sete escolas que possuem um total de 32 endereços, com o objetivo de facilitar o acesso dos alunos. “Dentro da reserva existem aldeias diferentes umas das outras e temos que trabalhar com base nessas diferenças”, explica inspetora escolar da Superintendência Regional de Ensino de Januária, Ana Virgínia de Souza Campos.
O ensino nas escolas segue as orientações do Programa de Implantação das Escolas Indígenas em Minas Gerais (PIEI), criado em 1995. A pedagogia indígena elaborada pelo Programa possui três frentes de ensino entre os Xacriabá. A primeira delas é o estudo da cultura Xacriabá. Nesta área um membro da comunidade que detém os saberes culturais ensina aos estudantes a história dos antigos, o significado da pintura corporal, a produção de artesanato, como os colares elaborados a partir de sementes de vegetais, além dos cantos indígenas. “O trabalho que fazemos é o de tentar repassar os ensinamentos dos mais velhos e assegurar a cultura, a terra, respeitando a história do nosso provo”, explica o professor Xacriabá, Alberto Nunes Freire, que dá aula de Geografia.
Na área do uso do território os estudantes aprendem técnicas de preservação do meio ambiente e de plantio. Entre os Xacriabá é comum o cultivo de alimentos como mandioca, milho, arroz e abóbora, a maior parte para consumo próprio. A terceira e última área envolve o ensinamento das disciplinas comuns a todas as escolas, como Língua Portuguesa, Matemática,