wsda
SÍNDROME DO AUTISMO
Origem da palavra
• Do grego autos, que significa “si mesmo”.
• Na década de 40, o psiquiatra americano Leo Kanner (18941981) e o pediatra austríaco Hans Asperger (1906-1980) descobrirameste distúrbio de desenvolvimento que afeta milhares de crianças no mundo.
• Foi uma descoberta isolada, nenhum dos dois sabia o que o outro pesquisava, e, por uma dessas coincidências inacreditáveis ambos deram o mesmo nome a síndrome.
• O nome é perfeito levando-se em consideração que o traço mais marcante do transtorno, é o isolamento do mundo exterior, deixando de formar uma interação social.
AUTISMO
Conceito
Autismo é uma síndrome definida por alterações presentes desde idades muito precoces, tipicamente antes dos três anos de idade, e que se caracteriza sempre por:
desvios qualitativos na comunicação, na interação social e no uso da imaginação.(Mello, 2004, p.14)
É definido pela OMS como:
“um transtorno invasivo de desenvolvimento,. ocorre três ou quatro vezes mais em rapazes que em raparigas.
Autismo: É um distúrbio de comportamento que consiste numa tríade de dificuldade:
1- Dificuldade de comunicação: Dificuldade de utilizar com sentido todos os aspectos da comunicação verbal e não verbal.
Ex.: Gestos, expressões faciais, linguagem corporal, ritmo e modulação na linguagem verbal.
•2- Dificuldade de socialização: A dificuldade em relacionar-se com os outros, a incapacidade de compartilhar sentimentos, gestos e emoções e a dificuldade na discriminação entre diferentes pessoas.
• 3- Dificuldade no uso da imaginação: Caracteriza por rigidez e inflexibilidade e se estende as várias áreas do pensamento, linguagem e comportamento da criança. Dificuldades em processos criativos.
CAUSAS
As causas são desconhecidas.
Acredita-se que a origem do autismo esteja em anormalidades em alguma parte do cérebro ainda não definida de forma conclusiva e, provavelmente, de origem