Workaholic
Qualidade de vida no trabalho e Workaholic
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Conceitualmente, qualidade de vida no trabalho (QVT) é o conjunto das ações de uma empresa que envolve a implantação de melhorias e inovações gerenciais e tecnológicas no ambiente de trabalho e visa promover o “bem estar” entre a empresa e seus colaboradores. O assunto vem a alguns anos sendo abordado com bastante freqüência. Maslow em sua Teoria da Pirâmide das Necessidades já dizia que o indivíduo deveria primeiramente satisfazer suas necessidades fisiológicas (de sobrevivência), de segurança, amor, estima e por último a necessidade de auto-realização. Aplicando este conceito ao mundo corporativo, podemos citar que todo o trabalhador deveria ter garantido em seu contrato de trabalho: • • • • • Salário justo para atender suas necessidades básicas; Horários e condições de trabalhos sensatos; Orgulho e amor pelo trabalho que realiza; Se sentir respeitado e ouvido pela organização; Ter condições reais de desenvolvimento e crescimento na carreira.
Com estas necessidades supridas o colaborador trabalhará satisfeito e motivado, gerando excelentes resultados para organização. Dentre as práticas mais comuns relacionadas à Qualidade de Vida no trabalho costumam figurar:
Ergonomia – ciência que projeta o ambiente de trabalho, os equipamentos e locais utilizados para atender o design ergonômico adequado para evitar lesões por esforços repetitivos e outros desconfortos em relação a saúde que podem surgir ao longo do tempo e provocar a incapacidade de longo prazo. Palestras e treinamentos – muitas empresas fazem uso dessa ferramenta levando conhecimento aos seus funcionários sobre os mais diferentes temas: saúde, exercício físico, educação financeira e dos filhos. Ginástica laboral – é a atividade