Work
Contrato de Leitura
Resumo:
“No Teu Deserto”, de Miguel Sousa Tavares, é, acima de tudo, um livro de homenagem, uma homenagem a uma pessoa conhecida em situações especiais e ao deserto. É ao mesmo tempo um livro de nostalgia, em relação a essa pessoa (que acaba por morrer) e ao deserto, de quem o autor não perdeu o contacto.
Neste “quase romance”, acompanha-se a descrição de uma viagem feita em Novembro de 1987 pelo narrador ao deserto do Sahara num jipe e na companhia de uma jovem – Cláudia – que só conheceu uns dias antes da partida. Acompanha-se a evolução da relação de dois desconhecidos, unidos pelo desejo de conhecer o deserto, e de como se adaptam um ou outro quando envolvidos num mundo quase desconhecido para ambos.
Este livro parece quase uma carta enviada à tal “Cláudia”, uma carta de despedida, uma homenagem, um agradecimento, pois também é escrita vinte anos depois da viagem em que o autor recupera as lembranças e os detalhes daqueles dias passados no Norte de África, com uma jovem mulher com a qual ele nunca manteve contacto físico mas sempre psicológico pois nunca se tocavam.
Este “quase romance” relata passo por passo como o autor se sente em relação as vivências e às situações que lhe vão surgindo enquanto dura a sua viagem no deserto.
Escolha do Livro:
Escolhi este livro porque o título me chamou bastante á atenção e porque um primo que frequenta a universidade mo indicou.
É sempre bom ler livros de escritores, também jornalistas/cronistas portugueses pois todos nós temos que dar valor ao que é nosso, ao que é português.
Biografia:
Miguel Andresen de Sousa Tavares nasceu no Porto no dia 25 de Junho de 1952 é um jornalista e escritor português. Filho da poetisa portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen e do advogado Francisco Sousa Tavares, começou a sua vida profissional pela advocacia, que abandonou em favor do jornalismo, de onde passa para a escrita literária.
Obras: * Equador (2003) *