Work
1. FATOR DIFERENCIAL:
-As células eucariontes, também chamadas de eucarióticas, são aquelas que possuem um núcleo definido (núcleo verdadeiro), através de uma membrana nuclear. Características principais:
- Possuem organelas em seu interior com funções bem definidas;
- Possuem núcleo individualizado (carioteca), envolvido por uma membrana nuclear;
- Presença do material genético dentro do núcleo.
As células eucariontes estão presentes nos: animais (inclusive seres humanos), vegetais, fungos, protozoários
-As células procariontes são assim designadas em razão de não obter a membrana nuclear. Características principais:
-não possuem organelas membranosas (retículo endoplasmático liso e rugoso, complexo de golgi, mitocôndrias, plastos, lisossomos e vacúolos) e muito menos um núcleo delimitado pela cariomembrana (carioteca) envolvendo os cromossomos.
-essas células apresentam uma parede esquelética (parede celular), com função de proteção e controle das trocas de substâncias com o meio ambiente.
-Soltos no citoplasma ficam os ribossomos, auxiliando a síntese proteica, através da decodificação do comando enviado pelo material genético.
Células procarióticas, grupo de seres unicelulares ou coloniais, são representadas pelas bactérias e cianobactérias (algas azuis ou cianofíceas).
A principal diferença entre uma célula eucarionte e uma procarionte é que o primeiro tipo possui um núcleo verdadeiro e delimitado com presença de material genético, enquanto no segundo tipo este material genético encontra-se espalhado pelo citoplasma.
2. COMPONENTES DO NÚCLEO DURANTE A INTERFASE:
-Envoltório nuclear ou carioteca: nas células eucariontes, o núcleo é limitado pela membrana nuclear ou carioteca, que, ao microscópio eletrônico, apresenta-se formada por dois folhetos e intercalada por poros (esses poros demonstram que ocorre troca intensa entre o citoplasma e o núcleo). A carioteca, tal como ocorre com a membrana plasmática, é