Work index
DETERMINAÇÃO DO “WORK INDEX”
(W.I) EM LABORATÓRIO
Introdução
Este trabalho tem como objetivo além de dar uma idéia de como determinar em laboratório o “work índex” ou índice de Bond, ressaltar a importância do Wi no entendimento da terceira teoria da cominuição, ou teoria de Bond.
As teorias relativas à cominuição correlacionam a energia necessária para reduzir as partículas de uma determinada granulometria para outra, denominada granulometria do produto.
As duas primeiras teorias, de Rittinger e de Kick, relacionaram a energia gasta como diretamente proporcional à nova área e ao novo volume gerados após a cominuição, respectivamente.
Verificou-se, porém, na prática, que estas teorias não eram satisfatórias, tendo Bond desenvolvido a terceira teoria, cuja equação básica é:
W = 10 Wi - 10 Wi
(P (F
onde Wi é o “work índex”, que numericamente corresponde ao trabalho, expresso em Kwh por tonelada curta, necessário para reduzir o minério, desde um tamanho teoricamente infinito até 80% passante em 100 microns; “P” e “F” correspondem à abertura das peneiras da série Tyler, expressa em microns, passam, 80% do produto e da alimentação, respectivamente.
O Wi é o parâmetro de cominuição que relata a resistência do minério, à britagem e moagem, sendo também um dado importante no dimensionamento da capacidade dos equipamentos a serem utilizados em escala industrial.
O teste para determinar o Wi, visa calcular através de um circuito fechado de moagem, com uma determinada carga circulante, a quantidade de produto menor que a malha pré-determinada denominada malha teste, produzido o número calculado de rotações do moinho de bolas , em pesos consecutivos.
Esclarecendo têm-se o exemplo da