Word
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS (CCH)
ESCOLA DE EDUCAÇÃO
Disciplina: Psicologia da Infância
Graduandos Pedagogia: Ana Paula Custódio Henrique, Ismael Assis de Aguiar.
Trabalho sobre o Conto de Machado de Assis: O espelho
O conto retrata a história de cinco personagens, que se reúnem em um debate sobre questões filosóficas, o debate “árduo” estende-se sobre os mais diversos assuntos; apesar de encontrarem-se cinco cavalheiros reunidos, apenas quatro participam da discussão, o quinto elemento daquela pequena assembleia, se reserva ao silencio, se restringindo a apenas alguns resmungos; repentinamente, diante de um questionamento que lhe foi feito, toma a palavra e expõe sua posição, que ilustra, com uma narrativa de um caso que lhe ocorreu quando jovem: seu curioso caso com o espelho.
É possível observar no conto de Machado de Assis, através da estória narrada pelo personagem “Jacobina”, a percepção que este tem de si mesmo, e a visão de si mesmo a partir da adjetivação que o outro lhe dá. O sujeito demostra como a sua promoção a militar “Alferes” lhe gerou uma transformação do ser, outra alma a “Alma exterior”, que passou a existir no momento que outros lhe atribuem valor, que dantes ele não considerava.
Como o Personagem relata: “O alferes eliminou o homem”, sua “Alma exterior” subjugou a “Alma interior”. O novo homem passou a partir dali a dominá-lo, como é possível constatar rasteiramente, trata-se da concepção que outros que o rodeavam faziam dele, e que se construiu a medida da sua relação com estes; e que antes desse fato compreendia se como um e logo após essas novas convivências ( no sitio com sua tia e outros parentes, escravos etc.) tornou-se outro.
Em outro momento da estória, o narrador, relata outro acontecimento peculiar, o tempo em que foi obrigado, por diversas circunstâncias, a ficar só; o personagem entra em angustia profundo ao constatar que sua “Alma Exterior”