woodrow wilson - o estudo da administração
Instituto de Ciências Humanas
Departamento de História
Disciplina: Fundamentos da Administração Pública
Prof: Luiz Fernando Macedo Bessa
Aluna: Sabrina Strasser
Matrícula: 14/0162071
O estudo da Administração
Woodrow Wilson
O texto de Woodrow Wilson, publicado originalmente em 1887, defende a necessidade de separar o estudo da administração e da ciência política. Segundo o autor, são os objetivos do estudo administrativo: “o que o governo pode realizar com propriedade e sucesso” e “como pode realizar tais coisas apropriadas com a máxima eficiência possível”.
Ainda, segundo Woodrow, a administração é a parte mais manifestante do governo, é o Governo em ação, e embora seja uma atividade pertinente ao governo, não havia sido realizados estudos sobre a ciência política como questão independente da administração. A grande discussão estava voltada para as disputas e formas de divisão do poder, como as diferentes formas de governo existentes.
Com o crescimento do governo e instituições a ele ligadas fica mais evidente a necessidade de sistematizar o estudo da administração. Os Estados Unidos e a Inglaterra criavam começaram a desenvolver métodos de limitar o poder e aumentar a democracia, pois conforme o autor se a sociedade fosse menos “incomodada” contestaria menos, além de um menor atrito no caso de implantar novas medidas.
Wilson enumera três fases: dirigentes absolutos, com a construção de um sistema administrativo adaptado à autoridade absoluta, constituições para afastar dirigentes absolutos, negligenciando a administração ao priorizar interesses superiores, e por fim “o povo soberano decide desenvolver a administração”.
O autor tem por finalidade apresentar o que é a administração e como ela A finalidade do autor é apresentar o que é a ciência da administração, como ela age mostrando os pontos bons e ruins da administração, tentando apresentar como seria uma melhor forma de governo.