Wood frame
É um sistema construtivo industrializado, durável, estruturado em perfis de madeira reflorestada tratada, que formam painéis de pisos, paredes e telhado que são combinados e/ou revestidos com outros materiais, com a finalidade de aumentar os confortos térmico e acústico, além de proteger a edificação das intempéries e também contra o fogo. Nos EUA essa tecnologia wood frame é utilizada em 95% das casas construídas.
Possibilita construção de casas de até cinco pavimentos com total controle dos gastos já na fase de projeto devido à industrialização do sistema. Proporcionando uma construção leve e de rápida execução pois os sistemas e subsistemas são industrializados e montados por equipes especializadas, em momentos definidos da obra, e de forma independente.
Segurança: No que se refere à construção de casas de madeira, em termos estruturais, ao ser comparada a outros materiais, como, por exemplo, o concreto e o aço, a madeira apresenta excelente comportamento em situação de incêndio. Elementos estruturais de madeira, ao serem expostos ao fogo, carbonizam primeiro seu perímetro externo, ficando o interior da madeira praticamente intacto. Garantindo que a edificação permaneça com sua capacidade resistente preservada por um período de tempo suficiente para garantir a total evacuação das pessoas. ETAPAS CONTRUTIVAS :
- Fundações:
È escolhida a partir das cargas de projeto e do o de solo existente. Em países de inverno rigoroso, a fundação é composta de estruturas subterrâneas as basement wall, formando compartimentos abaixo do nível do solo (> 60 cm), controlando a temperatura das casas. As dimensões devem levar em conta a ventilação no compartimento subterrâneo que sustentam cargas de piso, paredes, telhados e outras cargas da construção.
Também é comum a utilização de vigas de madeira com seção I sobre o basement wall para a sustentação e distribuição das cargas provenientes da edificação que acontece de forma não concentrada