Sveerinp

665 palavras 3 páginas
INFLUÊNCIA SOCIAL E PODER 7
-------------------------------------------------

Estudos dentro da psicologia social demonstraram que o comportamento causado por influência social derivada dos poderes de recompensa, informação e referência, é percebido como mais interno e mais controlável, e é visto como mais responsável. Alguns estudos demonstraram que a palavra poder adquire muitos significados, mas aquele que estamos procurando conceituar pode ser assim definido como capacidade de exercer influência.
O fenômeno influência em geral pode ser assim definido como a relação sistêmica didática entre influenciador e influenciado, que ocorre quando o influenciador realiza um processo de influência eficaz ou não.
.A influência social envolve o exercício de poder social por uma pessoa ou grupo para mudar as atitudes ou o comportamento de outras pessoas numa situação particular. As ideias, atitudes e ações do outros interferem nas nossas opções, pensamentos e sentimentos. Condescendência, normalização, conformidade, obediência e inovação representam as cinco principais consequências comportamentais da influência social. A condescendência ocorre quando as pessoas agem publicamente de acordo com um pedido direto, em que a pessoa concorda em comportar-se de acordo com esse pedido, ainda que discorde dele em privado. A norma da reciprocidade, em que é feito um pedido depois de se ter prestado um favor. O que usualmente acontece é as pessoas usarem o pequeno favor prestado para usufruírem de um grande pedido em que passando de um grande pedido para um menor. A normalização é a influência reciproca dos elementos de um grupo em situações em que não existe consenso da maioria, somente aproximam posições uns dos outros. Nesta medida, a existência de normas sociais contribui para a construção de modelos de orientação do nosso comportamento, onde nos enquadramos. A conformidade ocorre quando os indivíduos modificam os seus comportamentos ou atitudes para aderirem às normas sociais

Relacionados