Wireless
O uso da tecnologia vai desde transceptores de rádio como walkie-talkies até satélites artificais no espaço. Seu uso mais comum é em redes de computadores, servindo como meio de acesso à Internet através de locais remotos como um escritório, um bar, um aeroporto, um parque, ou até mesmo em casa, etc.
Sua classificação é baseada na área de abrangência: redes pessoais ou curta distância (WPAN), redes locais (WLAN), redes metropolitanas (WMAN) e redes geograficamente distribuídas ou de longa distância (WWAN).
Índice [esconder]
1 Classificação
1.1 WPAN
1.2 WLAN
1.3 WMAN
1.4 WWAN
2 Padrões e tecnologias
2.1 IrDA
2.2 Bluetooth
2.3 RONJA
2.4 Wi-Fi
2.5 WiMAX
2.6 Mesh
2.7 WiGig
3 Funcionamento
3.1 Topologia da rede
3.1.1 Principais topologias
3.1.2 Elementos presentes na rede
4 Padrões IEEE
5 Ver também
6 Ligações externas
[editar]Classificação
[editar]WPAN
Ver artigo principal: WPAN
Wireless Personal Area Network ou rede pessoal sem fio. Normalmente utilizada para interligar dispositivos eletrônicos fisicamente próximos, os quais não se quer que sejam detectados a distância. Este tipo de rede é ideal para eliminar os cabos usualmente utilizados para interligar teclados, impressoras, telefones móveis, agendas eletrônicas, computadores de mão, câmeras fotográficas digitais, mouses e outros.
Nos equipamentos mais recentes é utilizado o padrão Bluetooth para estabelecer esta comunicação, mas também é empregado raio infravermelho (semelhante ao utilizado nos controles remotos de televisores).