Wireless
Wireless são redes que não utilizam fios para transmissão de dados e sim somente o ar, realizando isto através de raios infravermelho, rádio, microondas ou laser.
Tipos de Redes Sem Fio
Da mesma forma que as redes cabeadas, as redes sem fio podem ser de dois tipos: LAN e WAN. As redes sem fio do tipo WAN ou WWAN (Wireless Wide Area Network) baseia-se principalmente nas redes de telefonia celular. Esta foi desenvolvida a princípio para comunicação de voz e atualmente suporta também a transferência de dados.
Redes LAN sem fio – WLAN
As redes sem fio do tipo LAN ou WLAN (Wireless Local Area Network) refere-se a comunicação de equipamentos em áreas restritas (sala, edifícios), objetivando o compartilhamento de recursos computacionais.
Podem ser usadas como ampliação de redes cabeadas para dispositivos portáteis (palmtops, laptops, notebooks) que estabelecem comunicação por propagação de ondas de rádio.
Com a fabricação de redes de forma diversificada, de acordo com cada fabricante, em 1991 a IEEE (The Institute of Electrical and Electronics Engineers, Inc) é solicitada a elaboração de um padrão para redes sem fio locais e metropolitanas, configurando-se o grupo 802.11. Devido a atrasos, apenas em 1997 foi publicada a especificação que padronizava a conectividade sem fio entre equipamentos em uma área local e que permitia utilização de equipamentos de diferentes fabricantes.
Padrão IEEE 802.11
O padrão IEEE 802.11 define a padronização relativa às camadas físicas (PHY) e a de controle de acesso ao meio (MAC) para redes sem fio.
Uma rede baseada nesse padrão é composta pelos seguintes componentes: * BSS (Basic Service Set) - corresponde a uma célula de comunicação wireless. * STA (Stations) - estações de trabalho que comunicam-se entre si dentro da BSS. * AP (Access Point) – responsável por coordenar a comunicação entre as STA dentro da BSS. * ESS (Estended Service Set) – são células BSS próximas que se interceptam e que