A tecnologia humana por meio de ciência universal
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TATUÍ
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
FABRICIO DO AMARAL SOARES
A TECNOLOGIA HUMANA POR MEIO DE CIÊNCIA UNIVERSAL
Tatuí, SP
2º Semestre/2012
A tecnologia humana por meio de ciência universal
Foi só no momento do tempo representado pelo presente século que uma espécie adquiriu o poder de alterar a natureza do mundo.
Rachel Carson, Silent Spring (1962)
A humanidade, ainda que inadvertidamente, sempre viveu à luz das bases científicas. Mesmo não compreendendo o porquê, sempre foi capaz de entender que um objeto lançado ao ar cai – obrigatoriamente - no chão. A ciência não foi inventada pelo homem; o homem nasceu e se desenvolveu por meios científicos. Assim, veio a calhar à humanidade descobrir as leis que regem o universo e usá-las a seu favor usando de tecnologias que desenvolveu.
Estas tecnologias também foram se desenvolvendo ao mesmo passo que o conhecimento científico humano se expandia. Se é possível se comunicar atualmente entre grandes distâncias, é graças aos avanços tecnológicos; se o hoje o mundo se vê livre de grandes pandemias, é graças à ciência.
A comunidade científica procura, para o bem do intelecto humano, diminuir a atribuição de feitos notáveis às chamadas pseudociências, e focar os louros do desenvolvimento humano às descobertas científicas. Para tanto, é necessário um mínimo de escrutínio cético ao analisar e pesquisar novas e antigas tecnologias.
No campo da Tecnologia da Informação, este escrutínio deve ser levado em consideração para a criação de tecnologias que aproximem as pessoas, e facilitem suas vidas. Muito embora pouca coisa de TI seja atribuída às pseudociências (salvo, talvez, alguém menos informado que pudesse imaginar que a voz que se ouvia em um telefone era a voz do próprio Deus, em tempos mais remotos), ela ainda necessita do ceticismo caracteristicamente científico: Como novas tecnologias como estas poderiam ter um impacto