Wireless V2 final
Redes wireless são aquelas as quais a transmissão de dados é dada de ondas de rádio, infravermelho ou laser. Dessa forma, possibilitando a transmissão destes dados sem a necessidade de fios, o que permite uma maior versatilidade das aplicações de redes.
Sendo assim, a implementação de redes sem fio cresce demasiadamente, e várias tecnologias enquadram neste modelo de comunicação como Wi-Fi, InfraRed (infravermelho), Bluetooth e Wi-Max.
Atualmente, a qualidade da tecnologia de redes sem fio se desenvolve rapidamente tão quanto se expande em escala global. Os principais benefícios fornecidos pelas redes sem fio são as facilidades de uso e principalmente a mobilidade, além dos preços dos equipamentos estarem, de certa forma, mais acessíveis aos usuários. Há uma grande tendência dos usuários migrarem para a tecnologia Wireless. Dessa forma, atraindo uma quantidade significativa de usuários por todo o mundo. O IEEE (Institute of Eletrical and Eletronic Engineers), desenvolvem protocolos e tecnologias no âmbito de conceder a tecnologia de redes sem fio para os usuários em grande escala, não apenas para grandes companhias.
Características Gerais
Primeiramente, vamos apresentar as características dos protocolos criados pelo IEEE. Logo após, apresentaremos o modelo de classificação das redes Wireless de acordo com a área de atuação das mesmas.
No decorrer, citaremos algumas tecnologias wireless mais usadas atualmente e suas características, não entrando em detalhes, mas apenas um breve comentário.
Tamanho Físico
As redes sem fio em relação à área de atuação da rede são classificadas: Redes locais sem fio(Wireless Local Area Network), Redes Metropolitanas sem fio ou WMAN (Wireless Metropolitan Area Network), Redes de longa distância sem fio ou WWAN (Wireless Wide Area Network), redes WLL(Wireless Local Loop) e o novo conceito de redes sem fio pessoais ou WPAN(Wireless Personal Area Network).
Figura 1: Classificação Pela Abrangência das Redes