FUTURISMO
Características do Futurismo: - Desvalorização da tradição e do moralismo;
- Valorização do desenvolvimento industrial e tecnológico (máquinas, os automóveis, eletricidades, entre outros).
- Propaganda como principal forma de comunicação;
- Uso de onomatopéias (palavras com sonoridade que imitam ruídos, vozes, sons de objetos) nas poesias;
- Poesias com uso de frases fragmentadas para passar a ideia de velocidade;
- Pinturas com uso de cores vivas e contrastes. Sobreposição de imagens, traços e pequenas deformações para passar a ideia de movimento e dinamismo;
O interesse do artista futurista não é pintar um automóvel, e sim captar a forma plástica, a velocidade descrita por ele no espaço.
A pintura futurista recebeu influência do cubismo, do expressionismo (como a expressão de estados de espírito e emoções) e do abstracionismo (como a retratação de objetos não identificáveis).
Na literatura, os manifestos traziam rompimento com a norma culta, com a gramática tradicional e apresentava versos livres e linguagem sem apego a normas. Desenvolveu-se uma escrita nervosa, agressiva, exaltada, autoritária, com os versos livres e longos, em geral sem pontuação.
No Brasil, o futurismo teve uma forte ligação com a Semana de Arte Moderna de 1922, pois suas ideias, como o rompimento com o passado, por exemplo, se tornaram norteadoras do pensamento de muitos artistas brasileiros, como Oswald de Andrade e Anita Malfatti, Mário de Andrade, os quais pretendiam criar