Windows XP
O Windows XP, lançado em 2001, é o sucessor do Windows 2000. As duas principais edições do SO, de 32 ou 64 bits, são o Windows XP Home Edition, destinada a usuários domésticos, e o Windows XP Professional Edition, que oferece recursos adicionais, como o Domínio de Servidor do Windows, direcionado a empresas.
-O Windows XP é conhecido pela sua estabilidade e eficiência que melhorou ao longo das versões 9x do Microsoft Windows.
-Ele apresenta uma nova interface gráfica, uma mudança que o tornou mais amigável do que versões anteriores do Windows. É também a primeira versão do Windows a usar um programa de ativação na luta contra a pirataria de software, uma restrição que não foi muito bem aceita por muitos usuários que defendiam a privacidade.
O Windows XP também foi criticado por alguns usuários devido suas vulnerabilidades de segurança, sua fraca integração entre aplicativos, como o Internet Explorer 6 e Windows Media Player, e para funções de contas de usuário.
Suas últimas versões com o Service Pack 2, o 3 e o Internet Explorer 7 resolveram alguns desses problemas.
Até o final de Julho de 2010, o Windows XP era o sistema operacional mais utilizado no mundo com 62.43% de participação no mercado, tendo chegado a 85% em Dezembro de 2006.
O Windows XP veio com uma gama de recursos muito maior do que os sistemas anteriores, incluindo:
Sequências rápidas de iniciação e hibernação;
A capacidade do sistema operacional desconectar um dispositivo externo sem a necessidade de reiniciar o computador.
Uma nova interface de uso mais fácil, incluindo ferramentas para desenvolver temas de escritórios.
Uma habilidade de alternância de contas de usuários, na qual quem está logado pode alternar em outra conta sem fechar os arquivos abertos.
O Clear Type é um mecanismo para dar realce e sombras a um texto, é especificamente adotado para monitores de LCD.
A funcionalidade da Assistência Remota, com a permissão de