Uruguai
Capital: Montevidéu
Republica presidencialista: Jose Mujica
Peso uruguaio
Fronteira com Brasil e Argentina
É um país laico, porém a principal religião é o catolicismo e logo atrás o judaísmo.
Um país colonizado por espanhóis por tanto a língua falada é o espanhol.
O país é conhecido por ser pioneiro em medidas relacionadas com direitos civis e democratização da sociedade. Em 1907, foi o primeiro país a legalizar o divórcio e, em 1932, o segundo país da América a conceder às mulheres o direito ao voto.
Em 2007, foi o primeiro país sul-americano a legalizar uniões civis entre pessoas do mesmo sexo e a permitir a adoção homoparental. Em 2013, o país se tornou a segunda nação sul-americana a aprovar o casamento entre pessoas do mesmo sexo e o primeiro do mundo a legalizar o cultivo, a venda e o consumo da maconha, o que levou a revista britânica The Economist a classificar o Uruguai como o país do ano de 2013. A Reader's Digest também classificou o Uruguai como o nono país "mais habitável e verde" do mundo e o primeiro na América.
GEOGRAFIA
A terra está ocupada na sua maior parte por pradarias (planícies), ideais para a criação de bovinos e ovinos. Por isso a carne lá é mais barata e melhor.
Uma densa rede fluvial cobre o território uruguaio, que consiste em quatro bacias hidrográficas: Rio da Prata, Rio Uruguai, Lagoa Mirim e Rio Negro.
Corticeira é a flor mais comum do país. Seu fruto é a vagem.
CLIMA
Localizado inteiramente dentro de uma zona temperada, o Uruguai tem um clima que é relativamente ameno e bastante uniforme em todo o país. As temperaturas extremas são raras, como seria de se esperar, com a sua abundância de água, alta umidade e neblina. A ausência de montanhas funciona como barreiras climáticas.
Uruguai ocupa o primeiro lugar no mundo per capita em contribuições para as forças de paz das Nações Unidas. Os acordos comerciais do Uruguai são feitos na maioria das vezes com Argentina e Brasil, os únicos países a fazerem