wimax
WiMAX (Worldwide Interoperability for Microwave Access/Interoperabilidade Mundial para Acesso de Micro-ondas).
Foi criado por um grupo de indústrias conhecido como WiMAX Forum cujo objetivo é promover a compatibilidade e inter-operabilidade entre equipamentos que agregam conhecimentos e recursos mais recentes, visando um melhor desempenho de comunicação.
O padrão WiMAX tem como objetivo estabelecer a parte final da infra-estrutura de conexão de banda larga (last mile) oferecendo conectividade para uso doméstico, empresarial e em hotspots.
A tecnologia WiMAX foi criada como uma solução para ambientes externos, já que seu raio de alcance é milhares de vezes superior aos das redes Wi-Fi. Mas sempre dependendo da topologia do local.
Funcionamento Técnico
As redes WiMAX utilizam a atmosfera como caminho para chegar a longas distâncias através do espectro eletromagnético.
As redes WiMAX funcionam de maneira semelhante à das redes Bluetooth. As transmissões de dados podem chegar aos 1Gbps a uma distância de até 50Km (radial),com estudos científicos para se chegar a 10Gbps.
O funcionamento é parecido com o do Bluetooth e o Wi-Fi, usado para comunicação entre pequenos dispositivos de uso pessoal, como PDAs, telefones celulares (telemóveis) de nova geração, computadores portáteis, mas também é utilizado para a comunicação de periféricos, como impressoras, scanners, etc.
Disponíveis em melhor frequência nos Estados Unidos, Europa e Japão para uso profissional.
IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) aprovou o IEEE 802.16m, a norma de suporte à próxima geração do WiMAX, capaz de oferecer velocidades de download de mais de 300 Mbps.
Oficialmente o padrão 802.16a/d está sendo estabelecido para faixa de frequências entre 2GHz e 11 GHz, porém existe interesse de utilizá-lo também em bandas inferiores a 2GHz.
Especificações Técnicas
Atualmente a rede WiMAX possui dois padrões: Nomádico(IEEE 802.16-2004) ou(WiMAX fixo) :é opadrão