osteoporose
Esse sistema serve para proteção, produção de células sanguíneas, armazenamento de minerais e íons, sustentação e locomoção.
O sistema esquelético (também chamado de sistema ósseo) é formado por vários ossos e cartilagens, cujo estudo é chamado de osteologia. O crânio e a coluna vertebral são estruturas ósseas complexas e importantes que ajudam e evoluem na medida em que o homem se desenvolve. Já a coluna vertebral tem o objetivo de dar maior flexibilidade ao nosso corpo.
Ossos: São órgãos esbranquiçados, muitos duros, que unidos aos outros, por intermédio das junturas e articulações formam o esqueleto. O osso é um tecido vivo, complexo e dinâmico. Uma forma solida de tecido conjuntivo, altamente especializado que forma a maior parte do esqueleto e é o principal tecido de apoio do corpo.
O osso é formado por vários tecidos diferentes: Tecido ósseo, cartilaginoso, conjuntivo, epitelial, adiposo, nervoso e tecidos formadores de sangue. Se juntam por meio das articulações. E são responsáveis por oferecer um apoio para o sistema muscular permitindo ao homem executar vários movimentos. Num corpo adulto, existe cerca de 208 ossos que geram alavancas para o sistema muscular.
O esqueleto sustenta o corpo, protege órgãos diversos e está associado a muitos dos movimentos que executamos. O ser humano e os outros animais vertebrados se locomovem das mais diversas formas e para os mais diversos fins. O esqueleto ósseo, além de sustentação corporal, apresenta três importantes funções:
Reservas de sais minerais, principalmente de cálcio e fósforo, que são fundamentais para o funcionamento das células e devem estar presentes no sangue. Quando o nível de cálcio diminui no sangue, sais de cálcio são mobilizados dos ossos para suprir a deficiência.
Determinados ossos ainda possuem medula amarela (ou tutano). Essa medula é constituída principalmente por células adiposas, que acumulam