WiMax
Alex Rodrigo
Ana Paula
Diogo T. Detomi
Rafael Mariano
WiMax
Worldwide Interoperability for Microwave Access
2014
Introdução
Nos últimos anos, as redes de computadores tem se popularizado. Há basicamente dois tipos de redes: redes com fio, utilizando meios físicos de comunicação (cabos) e redes sem fio que utilizam o ar como meio de comunicação, onde trafegam sinais de rádio-freqüência e a transmissão e recepção ocorre através de antenas, sistema Wireless.
Entre os possíveis sistemas de comunicação para redes wireless pode-se destacar o sistema WiFi (Wireless Fidelity), e o sistema WiMax (Worldwide Interoperability for Microwave Access).
O WiMax (Worldwide Interoperability for Microwave Access) foi formado em 2003 por empresas de equipamentos e componentes, como Microsoft, Intel, Motorola entre outros 230 membros. Deste modo criaram o WiMax Fórum, que é um importante fórum que cuida da “estratégia global” desta tecnologia. Com a popularização recente da tecnologia WiFi nas redes locais, os usuários finais tem acesso a conexão de a banda larga, visto que, o sistema permite que dispositivos se conectem à rede local (LAN – Local Area Network) e à Internet a velocidades de até 300 Mbit/s (banda larga), livres de cabos e com portabilidade, porém sem mobilidade plena, ainda que restrita a 100 metros de cada ponto de acesso. O WiMax, por sua vez, integra infra-estruturas de redes que vão desde as redes de área local sem fio (LAN) até as redes metropolitanas (MAN – Metropolitan Area Network), estas sendo seu principal foco. Embora o WiMax não proporcione um novo mercado, o sistema permite a utilização da tecnologia wireless associada a redução de custos quando comparada com soluções já existentes, possibilitando o crescimento desse tipo de mercado. Os custos são menores com o WiMax, pois o seu alcance (pode-se atingir até 50 km da antena de acesso) é