Wimax no brasil
Índice
1. Introdução 4 1.1. Detalhes da Tecnologia 4 1.2. Características Técnicas 7 2. Vantagens e Desvantagens 8 3. Estudo de Caso 8 4. Conclusão 9 Referências Bibliográficas 10
1. Introdução
A tecnologia conhecida como WIMAX também definida como de WMAN – Wireless Metropolitan Area Network (rede metropolitana sem fio).
A especificação sem fio de acesso a redes de banda larga metropolitana é o IEE 802.16 que utiliza uma arquitetura de ponto – multiponto. Esse padrão utiliza a faixa de frequência entre 10 e 66 GHz e entre 2 e 11 GHz(não licenciado e licenciado). O padrão 812.16 suporta alta taxa de trafego de dados, seja upload ou download, a uma distancia de cerca de 50 km e com velocidade de até 100Mbps.
1.1. Detalhes da Tecnologia
O WIMAX suporta transmissão de voz e vídeo. Pretende também prover conectividade com dispositivos móveis. É similar ao funcionamento de uma rede de telefonia celular, utiliza dois tipos de estações – Estações Bases (BS) e Estações Clientes (SS).
Posicionadas estrategicamente as estações bases irradiam sinais até as estações clientes, dentro de seu raio de abrangência. O sinal parte de uma torre central sendo replicadas por varias outras torres atingindo assim seu destino – os receptores. Os pontos de acesso comunicam-se um com outro, formando uma grande malha permitindo assim um longo alcance.
Conectadas às Redes publicas através de fibra óptica ou outro tipo de alta conectividade ponto a ponto, as estações bases replicam o sinal até as estações clientes, através da topologia ponto-multiponto.
A cobertura de área WIMAX pode ser feita de duas formas: * LOS (Line –of-Sight) – linha com visada; * NLOS (Non-Line –of-Sight) – linha sem visada;
Enquanto muitas tecnologias oferecem somente cobertura LOS, a tecnologia WIMAX foi desenvolvida para atender também a cobertura NLOS – linha sem visada.
Possui