Wim iko
Streck,Lenio Luiz. As etapas do pensamento sociológico.5. ed. São Paulo:Martins Fontes, 1999.
1 Analise sobre as obras de Max Weber.(p. 447-508)
Aron classifica a obra de Max Weber em quatro categorias. (p.447) 1.1 Estudos de metodologia, crítica e filosofia, que tratam essencialmente do espírito objeto e métodos das ciências humanas, história e sociologia. 1.2 Obras propriamente históricas: um estudo sobre as relações de produção na agricultura do mundo antigo, história econômica geral, cursos dados por Weber e publicados depois da sua morte e trabalhos sobre problemas econômicos na Alemanha ou da Europa contemporânea. 1.3 Trabalhos da sociologia da religião, estudo sobre as relações entre A ética protestante e o espírito do capitalismo. 1.4 Economia e sociedade, trabalho publicado postumamente, após Weber ser atingido pela gripe espanhola.
1 Teoria da ciência. (p.448-458) Para o estudo da teoria da ciência de Weber é preciso classificar em quatro tipos de ações:
2.1 A ação racional com relação a um objetivo. Definida pelo fato de que o ator define seu objetivo e combina com os meios disponíveis para atingi-lo.
2.2 A ação racional com relação a um valor. Nesta o ator reage racionalmente, aceitando todos os riscos, não para obter um resultado externo, mas para permanecer fiel à sua idéia de honra.
2.3 A ação efetiva ou emocional. É ditada pelo estado de humor ou consciência do sujeito, definida por uma reação emocional do ator, em determinadas circunstâncias e não em relação a um objetivo ou a um sistema de valores.
2.4 A ação tradicional. Ditada pelos hábitos, costumes e crenças, transformada numa segunda natureza. O ator não precisa definir um objetivo, ou um valor, nem ser instigado por uma emoção; obedece simplesmente a reflexos enraizados por longa pratica.
A sociologia é uma ciência que procura entender a ação social. O objetivo de Weber é compreender (ter a percepção) o sentido que cada ator