Wiliana
3. Como podemos distinguir o conhecimento popular do conhecimento científico? De que forma, segundo o artigo, eles podem ser complementares?
O conhecimento popular é aquele que o indivíduo adquire ao longo de sua vida e está intimamente relacionado ao contexto socioeconômico e cultural no qual este está inserido. Esse conhecimento envolve aspectos que são repassados de geração a geração, por grupos familiares em um meio social relativo à comunidade e às crenças ali compartilhadas.
O texto retrata também o apego dos indivíduos às suas crenças tanto culturais quanto religiosas. Aponta como causa de adoção do saber adquirido durante a vida e baseado na religião como apoio e acolhida no momento de fragilidade no qual o individuo se encontra.
O impacto da adoção do conhecimento popular é considerado pelo artigo como dificultador no processo de mudança de comportamento referente ao processo saúde-doença.
As pessoas que adotam seus conhecimentos na conduta de sua condição de saúde não abandonam seus saberes a favor do conhecimento científico. A crença na ação positiva de cura dessas atitudes baseadas no conhecimento empírico, mostra que é necessário que os profissionais da saúde não ignorem esse conhecimento, mas sim busquem uma interação entre este tipo de conhecimento e o saber científico.
O respeito ao saber popular proporciona uma abordagem mais ampla do indivíduo, levando em consideração não apenas seus aspectos biológicos, mas o ser como um todo, integral, relacionando todos os seus valores e necessidades emocionais, sociais, culturais e