Trabalho de quimica
CEDERJ- POLO SÃO GONÇALO
ALUNA: WILIANA LIDAIANA FERREIRA DO NASCIMENTO CAMPOS
PROFESSOR: RAFAEL LOPES
CURSO: QUÍMICA LICENCIATURA
Introdução
Solubilidade é a capacidade de uma substância de se dissolver em outra. Esta capacidade, no que diz respeito a dissolução de um sólido em um líquido é limitada, ou seja , existe um máximo de soluto que podemos dissolver em certa quantidade de um solvente. A temperatura e a pressão interferem na capacidade de dissolução de um solvente com relação a um certo soluto, desta forma a cada temperatura teremos um determinado valor para a solubilidade; a polaridade também pode interferir na capacidade de dissolução de uma substância. Uma mistura entre duas ou mais substâncias pode ser denominada de solução quando esta apresenta-se homogênea, ou seja, monofásica. Nas soluções sempre apresenta-se pelo menos duas substâncias: um solvente e um soluto. O solvente é denominada a substância que está em maior concentração na solução, e o soluto aquele que apresenta uma menor quantidade. As soluções em relação à capacidade de solubilidade podem ser insaturas (o soluto não atingiu o máximo coeficiente de solubilidade em um determinado solvente), saturadas (o soluto atingiu o máximo coeficiente de solubilidade) e supersaturadas (o soluto mesmo passado do seu coeficiente de solubilidade não se precipita).
A água usada comumente como solvente, é uma molécula polar e pode exercer atração eletrostática sobre os solutos iônicos ou moleculares. Os compostos iônicos, tais como o sal de cozinha, a atração das moléculas do solvente sobre os íons deve ser maior que a atração entre os íons para iniciar a dissociação iônica e depois o solvente deve agir no sentido de evitar que estes íons se atraiam novamente.
A cristalização fracionada é um processo de separação de misturas ou um método de refino de substâncias baseado em diferenças de solubilidade, onde as substâncias da mistura são sólidos.