wii terapia
18/02/2013 • REABILITAÇÃO VIRTUAL UTILIZANDO O WII COMO RECURSO TERAPÊUTICO
Por Gabriela França
Terapeuta Ocupacional
Há alguns anos a realidade virtual estava presente apenas em jogos eletrônicos e na mente como algo distante. Hoje, assume um papel decisivo quando o tema é a reabilitação de pessoas. Dentro desse processo, a Terapia Ocupacional vem utilizando o videogame como recurso terapêutico a fim de direcionar e converter estados de disfunções ocupacionais, além do atrativo tecnológico, a possibilidade de adaptar-se a vários tipos de demandas conforme a necessidade e a capacidade do cliente.
A utilização do Nitendo Wii nas intervenções terapêuticas é uma forma lúdica de reabilitação que serve como mais uma ferramenta no tratamento, promovendo o engajamento e a motivação do cliente, ao mesmo tempo em que favorecem o desenvolvimento de habilidades e o desempenho funcional.
O Wii é manuseado com controle sem fio, exigindo que seus jogadores executem movimentos semelhantes aos praticados nas sessões de reabilitação. Os benefícios observados se dão por meio de estímulos conseguidos pelo esforço para executar bem as ‘jogadas’.
No Reino Unido, a Nintendo Wii Fit Plus® tornou-se o primeiro jogo eletrônico a ganhar apoio oficial do Sistema Nacional de Saúde e nos EUA ganhou apoio em 2010 da Associação Americana de Cardiologia.
Assim, a Wii Reabilitação tem se mostrado eficiente, pois a utilização dos jogos virtuais requer movimentos sensíveis e precisos, semelhantes às atividades de vida diária (AVD`S). Os exercícios com os jogos tornam as atividades funcionais mais seguras, reais e que potencializa as funções motoras e sensoriais.
Por atuar nas áreas físicas, cognitivas e sociais, pode-se observar evolução dos clientes com relação a objetivos como: aumentar e/ou manter a amplitude de movimento (ADM) das articulações; favorecer coordenação motora global, equilíbrio, simetria corporal, feedback sensorial,