Projeto
Após vários anos de envolvimento com a Educação Física Adaptada e convívio com portadores da síndrome de Asperger (SA), foi possível perceber sua dificuldade e recusa em realizar atividades complexas que envolviam a coordenação motora e equilíbrio.
Em geral, pessoas com SA são vistas como desajeitadas e/ou estranhas, pela forma estranha de andar, posturas ditas como “bizarras” e, conseqüentemente sua exclusão de atividades que envolvam o desenvolvimento motor. Esses problemas, em geral, causam recusa e falta de interesse nesse individuo, pelo fato de achar que não é possível ter ganhos significativos nesses aspectos.
A partir deste ponto surgiu o interesse de fazer com que haja maior interesse em melhorar sua motricidade para melhor inserção na sociedade e também melhorar sua qualidade de vida.
O recurso para atingir tal meta foi escolhido mediante ao interesse do paciente escolhido (área de tecnologia), para que possa haver maior motivação em melhorar seu desenvolvimento motor.
A terapia associada ao recurso com wii-fit descritos na literatura podem gerar benefícios que incluem: correção do equilíbrio, da postura, melhoria da locomoção, da funcionalidade de membros superiores e inferiores, promovendo ainda, motivação para o paciente. A realidade virtual pode auxiliar promovendo um feedback visual imediato em relação às mudanças de seu movimento, e desta forma, criar estratégias para sua melhora.
A pesquisa se baseia na seguinte questão: “Quais as influências do wii-fit para portadores da síndrome de Asperger em função da melhoria do equilíbrio e coordenação motora?”.
Com este trabalho será possível mensurar a influencia que o wii-fit pode proporcionar para melhoria destes aspectos motores para essas pessoas. É importante ressaltar que, no caso de portadores da SA, por se tratar de uma patologia, é possível melhorar seus déficits, porém, não é possível reverter totalmente seu quadro clínico, considerando que o problema apresentado é uma