Fisioterapia Virtual Artigo
Uma das características marcantes da Fisioterapia é a sua capacidade de desenvolver recursos terapêuticos. E alguns desses recursos já apontam como diferencial na realização dos tratamentos. Um deles é a Realidade Virtual.
O Wii, videogame da japonesa Nintendo é o novo recurso utilizado em terapia de reabilitação. A wiireabilitação consiste na utilização do videogame para auxiliar na fisioterapia dos pacientes, fazendo as tradicionais seções de fisioterapia mais interessantes e desafiadoras para o paciente e que vem sendo utilizada e em vários países do mundo.
Em países como o Canadá, a realidade virtual vem sendo utilizada há cerca de 10 anos, com ótimos resultados no processo de reabilitação. O Chile já o utiliza no Hospital del Trabajador de Santiago desde de 2007.Aqui a Clínica de Fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo, sob a supervisão do Ft. Fábio Navarro Cyrillo, foi a primeira em 2008.Lá ele utilizado no tratamento de doenças como acidente vascular encefálico, paralisias, distrofias e lesões musculoesqueléticas.
Segundo ele “O esforço para executar as atividades provoca uma verdadeira transformação no empenho e dedicação do paciente no processo de reabilitação. Apesar de ser um recurso recente, pesquisas já comprovam a sua eficácia”.
As sessões com o Wii promovem o fortalecimento da musculatura, uma maior facilidade para recuperar movimentos, estímulo da atividade cerebral e aumento da capacidade de concentração e de equilíbrio.
O que diferencia Wii dos demais são seus sensores, instalados ao aparelho de TV, como qualquer vídeo game,que captam os movimentos dos jogadores e os reproduzem na tela. O recurso permite que os pacientes movimentem todo o corpo, e não apenas a mão, como nos games tradicionais usando oJoystick de mão sem fio, tipo wireless, ou a Balance Board uma prancha dotada sensores de pressão capaz de analisar o peso, o IMC, situar o centro de gravidade e mostrar na tela os deslocamento