Wi Fi 802
Hoje, o padrão 802.11n impera na grande maioria dos dispositivos. Mas claro que não paramos no tempo, fato comprovado pelo lançamento dos primeiros dispositivos com a tecnologia 802.11ac. São as redes Gigabit que agora ganham a liberdade do wireless. Neste artigo, vamos explorar as principais mudanças que a quinta geração sem fio vai oferecer.
Aumento substancial em velocidade
Como em toda mudança de padrão, a primeira alteração diz respeito à taxa de transferência. Segundo informação da Netgear, a nova tecnologia wireless garante “velocidade” de até 1.300 Mbps na frequência de 5 GHz, ou seja, mais do que o dobro da atual especificação que garante produtos operando a até 600 Mbps.
As redes Wi-Fi capacitadas para trabalhar com o padrão 802.11ac não operam na frequência de 2,4 GHz. Contudo, os dispositivos com a nova tecnologia são compatíveis com redes 802.11n, possibilitando transferências de dados de até 450 Mbps.
Com tais melhorias, os novos aparelhos roteadores e receptores podem trocar dados para a transmissão de vídeos em Full HD e com tecnologia 3D. Segundo o site da Netgear, os primeiros aparelhos com a nova especificação podem realizar múltiplas conexões de alta velocidade para transferir esse tipo de conteúdo.
Sinal amplificado e inteligente
As fabricantes que já anunciaram roteadores com o novo padrão garantem que um dos principais diferenciais da tecnologia é o alcance do sinal. Em teoria, os novos aparelhos podem realizar transmissões para computadores ou outros aparelhos que estejam a até 200 metros de distância. Veja um gráfico proposto pelo site 5G Wi-Fi que compara as velocidades e os alcances dos padrões:
Todavia,