Redes wireless
Uma rede sem utilização de cabeamento conhecida internacionalmente
como Wireless (sem fio) é um sistema de transmissão de dados flexível que
pode ser usado como alternativa para as redes cabeadas, a primeira idéia de
redes wireless foi desenvolvido na Universidade do Havaí, onde se tinha uma
rede interligada através de um sistema telefônico que não supria as
necessidades da rede, como as ilhas do arquipélago ficavam relativamente
distantes pesquisadores e cientistas resolveram desenvolver um sistema de
transmissão que não necessitasse de cabos para interligá-lo, surgindo então
as redes Wireless.
1 - Conceito
1.1 - Conceitos de redes wireless
Uma rede sem fio (em inglês wireless network) é, como o seu próprio nome indica, uma rede onde pelo menos dois terminais (computador portátil, PDA, etc.) podem comunicar sem ligação telegráfica.
Graças às redes sem fio, um utilizador tem a possibilidade de estar conectado mesmo deslocando-se num perímetro geográfico mais ou menos vasto, é a razão pela qual se ouve às vezes falar de “mobilidade. Trata-se de uma norma do IEEE chamada 802.
1.2 - Conceitos da norma IEEE 802
1.2.1 - O que é o IEEE
Segundo Wikipédia, é a sigla que denomina o Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos, a forma correta de pronuncia é I-3-E, ou, conforme a pronúncia inglesa, eye-triple-e.
É uma sem fins lucrativos, fundada nos Estados Unidos. É a maior organização profissional do mundo em número de sócios. O IEEE foi formado em 1963 pela fusão do Instituto de Engenheiros de Rádio (IRE) com o Instituto Americano de Engenheiros Eletricistas (AIEE). O IEEE tem filiais em muitas partes do mundo, sendo seus sócios engenheiros eletricistas, engenheiros da computação, cientistas da computação, profissionais de telecomunicações etc. Sua meta é promover conhecimento no campo da engenharia elétrica, eletrônica e computação. Um de seus papéis mais importantes é o estabelecimento de padrões