West coast swing
Kiko Fernandes
Introdução
Desde que comecei a aprender o West Coast Swing, sempre tive dificuldade em encontrar informações históricas dessa dança em português. Resolvi então escrever um artigo na forma de perguntas e respostas com a maior parte das dúvidas que muitas pessoas me trazem.
O que é West Coast Swing?
O West Coast Swing é a dança oficial do estado da Califórina (EUA) 1. É uma dança de casal para se dançar principalmente músicas como blues, soul music e pop dance. Caracteriza-se por um estilo suave e elástico de movimentações da mulher, com muita improvisação e interpretação musical 2. O objetivo é oferecer um aspecto visual sensual e charmoso a quem assiste.
Como surgiu o West Coast Swing?
O West Coast Swing é um estilo de Swing, derivado do Lindy Hop 3. Começou a se desenvolver no final da década de 30, nos salões de baile em San Diego e Los Angeles (Calofórnia, EUA) 2. Ele é dançado sobretudo num deslocamento em linha reta da mulher (slot), favorecendo muitos giros e improvisação.
Há diferentes versões para a origem do West Coast Swing (veja "A história do West Coast Swing", Kiko Fernandes 4). A mais provável é que ele tenha evoluído durante a segunda guerra mundial nos clubes noturnos de Los Angeles. As pistas desses clubes se tornaram muito lotadas de dançarinos. Para evitar as constantes trombadas, os dançarinos começaram a organizar a dança numa linha reta de deslocamento. Com isso, mais pessoas conseguiam ocupar um espaço na pista.
Qual a diferença entre West Coast Swing e Lindy Hop?
Podemos simplificar em três diferenças básicas: música, linha (slot) e balanço.
O Lindy Hop é o estilo mais antigo e tradicional para se dançar músicas de Jazz e Big Bands da época de 1920 à 1950. Já o West Coast Swing é usado para dançar blues, soul music e pop dance, desde clássicos musicais da década de 50 até os dias de hoje.
Os movimentos de Lindy Hop priorizam um deslocamento circular dos dançarinos em torno de um eixo em