Trabalhos
A dança é uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade, com seus gestos e movimentos para expressar emoções e sentimentos, a partir da necessidade de comunicação.
A dança fazia parte de rituais dedicados a deuses, para pedir auxilio para realização de boas caçadas e pescarias, pedir para que as colheitas fossem abundantes, manifestações do tempo, para que fizesse sol ou chovesse, integrava também homenagens de júbilo e congraçamento pela vitória sobre inimigos entre outros eventos felizes.
Com o Passar do tempo cada povo desenvolveu sua cultura e também suas próprias formas e estilos de dançar. Surgindo apartir de objetivos, vários estilos de dança: A guerreira, a teatral, a ritual ou religiosa, a popular ou folclórica, o balé clássico, a dança moderna,dança do ventre, a dança social ou de salão, a dança esportiva (modalidade de caráter competitivo) e outros tipos…
A dança de salão, é praticada por casais. Surgiu na Europa, na época do renascimento (sec. XV e XVI), Tornou-se uma forma de prazer muito apreciada tanto nos salões nobres como também entre o povo em geral. É chamada dança social por proporcionar o estreitamento de relações sociais de amizade, romance, parentesco entre outras… De salão, pois requer salas amplas para os dançarinos fazerem livremente suas evoluções, e porque através de sua pratica nos salões das cortes Européias foi levado a outras colônias (America, Ásia, África), se espalhando e transformando-se popular no mundo.
No Brasil, a dança de salão chegou através de colonizadores portugueses (sec. XVI), Em 1808 a corte portuguesa transferiu-se para cá trouxe consigo gestos, hábitos sociais, danças da moda e costumes dos bailes freqüentes. Durante todo século, todo evento era motivo de baile (aniversários, casamentos, datas cívicas…).
Em 1914 quando a Suíça Louise Poças Leitão fugindo da primeira guerra mundial aportou em são Paulo, introduzindo e ensinando Valsa, Mazurca e outros ritmos