webradio e rádio digital
Amanda Santos
Camila Vieira
Renata Rocha
Tamíris Ciríaco
TRABALHO TEÓRICO DE RADIOJORNALISMO: WEB RÁDIO
Belo Horizonte
2015
A história do rádio
O britânico James Clerck Maxwell fez, em 1863, uma teoria sobre a possível existência das ondas eletromagnéticas. Professor de física experimental, James se juntou a outros pesquisadores para investigarem sobre o assunto.
Mas o início da propagação radiofônica veio realmente em 1887, com a experiência feita por Henrich Hertz e, por causa disso, foram designados os nomes "ondas hertzianas" ou "quilohertz". Já a primeira transmissão através da fala se deu em 1893, por Roberto Landell de Moura, através da telefonia sem fio utilizando ondas eletromagnéticas.
Com a industrialização, deu-se início à primeira companhia de rádio fundada em Londres pelo cientista italiano Guglielmo Marconi, em 1896. Para a época, os meios usados através da telegrafia eram inovadores, e outros cientistas e professores se dedicaram a melhorar seu funcionamento. O inglês Oliver Lodge e o francês Ernest Branly inventaram o "coesor", um dispositivo que melhorava a detecção, mas ainda não se imaginava que, um dia, a transmissão viria a ser pelo espaço. Foi em 1897 que Lodge conseguiu inventar o circuito elétrico sintonizado, que possibilitava a mudança de sintonia selecionando a freqüência desejada. Após essa etapa, surgiram outros cientistas como Lee Forest, que desenvolveu a válvula tríodo – e o americano Armstrong, que conseguiu amplificar o triodo para produzir ondas eletromagnéticas de forma contínua.
Rádio no Brasil
No Brasil, o rádio cresceu através de um padre-cientista gaúcho chamado Roberto Landell de Moura, que construiu diversos aparelhos importantes para a história do rádio. Tais aparelhos foram expostos ao público de São Paulo em 1893.
No início dos anos 30: O Brasil já tinha 29 emissoras de rádio.
Década de 40: Entrou no ar o primeiro jornal falado do rádio