Web Rádio
WEB RÁDIO
7º período – Comunicação Social/Jornalismo
Profª. Anderson Pimentel Borges
Trabalho apresentado à disciplina Web Rádio pelos alunos Adriana Moreira, Jacqueline Romero, Michelle Pereira e Sérgio Alfenas do 7° período do curso de jornalismo.
.
Conselheiro Lafaiete
2009
CONCEITO DE WEB RÁDIO
Com a multiplicação dos novos meios de comunicação a mídia está se adaptando a esses novos meios, tendo que reformular seus modelos de negócio e mesmo seu modelo de redação para competir nos novos tempos.
A rádio, tema deste trabalho, é um bom exemplo de como as mídias estão se adaptando a internet para conquistar seu espaço nos meios de comunicação social.
A web rádio
Ela necessita de um endereço na web (www) onde será hospedada e o acesso ao programa é feita em streaming (fluxo contínuo) através da página na internet por meio de softwares instalados no servidor de hospedagem do site. O ouvinte acessa a página e acompanha a rádio através de um botão “ouça aqui”, “clique para ouvir”, etc. e assim o áudio passa a ser veiculado.
Diferente do rádio tradicional, o rádio via internet não é limitado ao áudio. Sua transmissão pode vir acompanhada de fotos ou desenhos, textos e links, bem como interatividade, como quadros de mensagens e salas de bate-papo. Esse avanço permite ao ouvinte fazer muito mais do que só escutar. A relação entre locutor e ouvinte se torna mais interativa e íntima nas transmissões de rádio via Internet.
POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES DA WEB RÁDIO
Os novos suportes (suportes digitais) permitem a introdução de componentes (gráficos, tabelas, fotografias, textos escritos, imagens de vídeo) que vem complementar a informação disponibilizada pelo meio.
O caminho a traçar para a webradio é mais complicado, porque são projetos que vivem exclusivamente na internet, pelas possibilidades que o visitante não conseguirá encontrar no formato tradicional e